domingo, 18 de abril de 2010

O que é a saudade, afinal?

Um lembrete, avisando que tem um coração em sintonia com o seu.
Um esboço do trajeto. Enquanto ela é sentida, a chegada se antecipa cada vez mais.
É o objeto que ainda não inventaram, por não ter definição e nem explicação.

A saudade, ao contrário do que muitas vezes pensamos, não é uma coisa ruim, por que, na verdade é ela quem sustenta as lembranças, apesar de tão fortes lembranças. Ela que traz aquela vontade doida de chorar, dá taquicardia, falta de ar e muitas coisas que desequilibram a gente... Mas se não fosse por ela, não haveria a certeza do amor. Não seria tão explicita a necessidade de ter pessoas que nos fazem tão bem irradiando essa nossa vida. Se não fosse essa saudade, esse coração não aguentaria viver sem lembrar de cada momento único, de cada alegria sentida, cada sensação agradável de ter de volta quem faz tão bem a ele.

Então, fica decidido assim: Saudade é a cola da gente, a nossa enzima ligase, a corda, a fita adesiva. É aquela parte que junta. Também é a ponte, a estrada, os transportes. A parte que dá acesso de volta.

Eis que chega o momento de contradição. Pode sim ser boa a pobrezinha... mas somos obrigados a matá-la no fim. E querem saber? Espero que esse assassinato não demore a acontecer. =D

4 comentários:

  1. Bom na verdade, saudade não é o sentimento em si. Saudade é sentir falta de sentimentos um dia pressentidos. Saudade é uma lacuna que antes erapreenchida e agora permanece em branco. Sempre leio, nunca comento. Está na hora de eu parar de me omitir e dizer o quanto esse seu coração cintila, Jaíce!

    ResponderExcluir
  2. BELO é uma palavra apropriada para este texto!

    Só espero que, a despeito de todo encantamento, não sejamos condenados por homicídio culposo.

    Amo-te, minha flor de lótus!

    =)

    ResponderExcluir
  3. Saudade é quando tÔ aqui na minha casa a noite e ainda ouço aquela voz rouca cantando...

    ResponderExcluir

Leia e comente se acha que eu vou ficar feliz com isso. =]